O blog da jornalista Gabriela Moreira, da ESPN Brasil, destaca nesta quarta-feira (4) que o América foi citado em uma investigação do procurador-geral da República Rodrigo Janot sobre a operação Lava Jato. Segundo a PGR, uma das mensagens citadas no documento cita o ex-deputado Henrique Eduardo Alves como intermediário de uma negociação que envolve as cadeiras e patrocínio da Arena das Dunas, estádio que foi construído pela OAS - empresa que está envolvida na operação Lava Jato.
Confira a reportagem da ESPN Brasil na íntegra:
"No pedido de investigação do ex-presidente Lula e do deputado Eduardo Cunha feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o clube América-RN é citado. No relatório da PGR, entregue na última segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal, foi transcrita uma mensagem entre executivos da OAS, empresa que construiu o o estádio e está envolvida na operação Lava-Jato.
De acordo com o documento, o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, envia mensagem para um filho do dono da construtora a respeito da Arena das Dunas.
'Henrique Alves me ligou x nossa negociação com o América de Natal. Falo-me do nº de cadeiras: 1650 para 2000. E do valor mensal: 50 mil para 100 mil. Vc vê com Cadu? Bjs'
Segundo as investigações, a mensagem foi enviada em 26 de março de 2013, às 17h47min48s.
Na mesma época, o América-RN fechou negociação para usar a Arena, construída pela OAS, para a Copa, além de contrato de patrocínio de R$ 100 mil por mês.
O diálogo foi transcrito na página 10 do pedido, no capítulo que tem o objetivo de mostrar "novas provas colhidas" para embasar pedido de investigação sobre Lula, Cunha e outras pessoas com foro privilegiado, entre elas o ex-parlamentar Henrique Eduardo Alves. Á época da interceptação da conversa citada na reportagem, ele fazia campanha para governador do Rio Grande do Norte.
Léo Pinheiro é ex-sócio e ex-presidente da construtora. Ele foi condenado há 16 anos de prisão pela operação Lava-Jato.
A reportagem ainda não conseguiu contato com Henrique Eduardo Alves."

Da redação: O contrato firmado entre a Arena das Dunas e o América foi público no período em que foi assinado. O ex-deputado Henrique Alves, inclusive, era, abertamente, o intermediário das duas partes, que tentavam firmar um acordo para o Alvirrubro atuar no estádio. O valor do patrocínio mensal de R$ 100 mil, citado na matéria, foi, inclusive, divulgado pela diretoria do Dragão e pela própria construtora tão logo o contrato foi assinado. O ABC também acertou o negócio nos mesmos valores propostos, ainda em 2013.
Fonte/NovoJornal