sexta-feira, 20 de maio de 2016

Até torcedor pode cometer pênalti com as novas regras do futebol


Modificações feitas pela International Board (Ifab) já terão validade nos jogos do Campeonato Brasileiro, no qual ABC e América estreiam neste fim de semana


Imagine uma partida de futebol em seu último minuto. Final de campeonato, jogo empatado e o adversário aproveita o momento em que o goleiro do seu time está distante da meta para chutar ao gol. A bola vai entrar e – de repente – você invade o campo e faz a ‘defesa’. Imaginou? Com as novas regras no esporte, o oponente receberá um pênalti para tentar compensar sua trapaça.
(Foto: Wellington Rocha/Arquivo/Portal No Ar)
Expulsões antes do jogo darão direito ao time a substituir jogador sem diminuir as três substituições que se tem direito (Foto: Wellington Rocha/Arquivo/Portal No Ar)
“As mudanças na ‘Regra 3’ são as mais justas entre as que foram feitas”. A opinião é de Adeilma Luzia, instrutora do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Norte (Sindafern). É ela quem explica à reportagem sobre as modificações feitas pela International Board (Ifab) e que já terão validade nos jogos do Campeonato Brasileiro, no qual ABC e América estreiam neste fim de semana.
Como toda mudança, as novas regras do futebol ainda deixam dúvidas. “Até agora, ainda estamos nos adaptando. Não ficou tão claro assim”, afirma Adeilma. Mesmo assim, com a cartilha em mãos e a ajuda da árbitra, foi possível listar as principais modificações no esporte.
Algumas são, inclusive, improváveis de ocorrer. Como, por exemplo, o caso de um jogador que cobra escanteio para o seu time, mas que por algum motivo ‘estranho’ acaba vendo a bola entrar na meta de sua própria equipe – do outro lado do campo. Com a nova regra, se esse improvável lance ocorrer, o adversário receberá tiro de canto.
De volta a final de campeonato imaginária, citada no início do texto. O jogo terminou empatado e o campeão será conhecido após as penalidades. Todas as equipes já ‘queimaram’ suas três substituições e o goleiro de uma delas se machuca. O que acontece, Adeilma? “Em disputas de pênaltis, o goleiro é o único que pode ser substituído”.
Expulsão até no aquecimento
Antes do começo da partida, um jogador fala mal do árbitro. Se isso ocorrer, o atleta será expulso e, conforme Adeilma, “substituído sem diminuir as três substituições que o time tem direito” a fazer durante o embate. Outra mudança que a árbitra faz questão de citar é que, agora, em tiro livre indireto, a “bola precisa ser roladinha, todo mundo precisa ver. Não se pode mais botar o pé em cima dela e esperar que um companheiro prossiga a jogada”.
fFonte/NoAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário