O Rio Grande do Norte aproveitou a Copa do Mundo para superar uma dificuldade antiga no estado: a qualificação profissional. Para isso, Laumir Barreto, diretor geral do Senac/RN, já iniciou alguns cursos de capacitação profissional de olho no Mundial de 2014.
Nove cidades da região metropolitana de Natal e vizinhas – Ceará-Mirim, Touros, Maxaranguape, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim – estão sendo beneficiadas com a realização de 17 cursos na área de turismo, entre eles: inglês, espanhol, italiano, camareira, garçom, barman, recepcionista de hotel, recreador, técnico em informática, organizador de eventos e cozinheiros.
Estes cursos são gratuitos, oferecidos com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), e começaram em junho na cidade de Ceará-Mirim, onde foram disponibilizadas 560 vagas nas diversas áreas relacionadas ao turismo. A expectativa é para que o Prodetur possa abrir 3.695 vagas para os cursos em todo o Estado.
Mas, o grande projeto do Senac/RN para a Copa, segundo Barreto, ainda está em fase de implantação: cursos de idiomas, principalmente o inglês, que devem estar prontos até o final do ano.
“Priorizamos os cursos de línguas por ser de longo prazo e atingir todas as atividades profissionais”, afirmou Barreto, acrescentando que cerca de 80% das pessoas que trabalham no setor turístico do RN precisam desenvolver um segundo idioma. Em Natal, apenas 20% dos trabalhadores do setor turístico falam inglês.
A Prefeitura do Natal deve ser a grande parceira do Senac neste processo, já que a prefeita Micarla de Souza acenou com a intenção, inclusive, de criar uma Escola Municipal de Inglês para qualificar não apenas os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com no setor turístico, mas taxistas, motoristas de ônibus, policiais, entre outras categorias.
Restaurantes
Nos restaurantes, por exemplo, como os cardápios precisam ser elaborados em três idiomas – português, inglês e espanhol -, Paulo César Gallindo, empresário e presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do RN, adiantou em entrevista a Revista RN Negócios que os empresários já estão se movimentando para formalizar parcerias no intuito de viabilizar cursos de idiomas para o segmento. Estima-se que os cursos com recursos do Prodetur devam capacitar em 2010 cerca de nove mil profissionais na região metropolitana de Natal.
“Sem formação não há colocação. As exigências da Copa do Mundo serão um legado para toda a nossa região. E os profissionais precisam ficar atentos para a esta oportunidade única. Vamos aproveitar este mote desta grande competição mundial para superar uma dificuldade antiga que é a questão da qualificação profissional. A Copa vai gerar emprego e renda em todos os setores da economia. É fato”, alertou Barreto.
Fonte:FNF
Nenhum comentário:
Postar um comentário