domingo, 28 de março de 2010

Jenson Button conquista primeira vitória na McLaren


O inglês Jenson Button conquistou sua primeira vitória na McLaren na madrugada deste domingo. Já o brasileiro Felipe Massa superou o espanhol Fernando Alonso, seu companheiro na Ferrari, e garantiu o terceiro lugar no Grande Prêmio da Austrália, atrás do polonês Robert Kubica, da Renault.

Ganhador da primeira corrida da temporada, Alonso contabiliza 37 pontos e segue na liderança do campeonato. Após o segundo pódio consecutivo, Massa reduz a vantagem do espanhol e totaliza 33 pontos. Com o triunfo, Button faz 31 pontos e completa o grupo dos três primeiros.

A terceira colocação em Melbourne é significativa para Massa, que não costuma ter sorte na Austrália. Desde 2002 na Fórmula 1, o brasileiro havia completado apenas duas das sete provas que correu no país, tendo como melhor desempenho a sexta colocação da corrida disputada em 2007.

Entre os demais brasileiros, Rubens Barrichello chegou na oitava colocação e voltou a pontuar com sua Williams. Bruno Senna, da Hispania, deixou a prova logo no começo. Na metade da corrida, foi a vez de Lucas Di Grassi voltar aos boxes da Virgin e abandonar. No dia 4 de abril, ambos tentam completar a primeira corrida na Malásia.

Prejudicado por um acidente na largada, o alemão Michael Schumacher terminou apenas na 10ª colocação após passar boa parte da prova lutando para ultrapassar o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso. Companheiro e compatriota do heptacampeão mundial na Mercedes, Nico Rosberg foi o quinto lugar.

Se a prova de abertura da temporada, disputada no Bahrein, gerou críticas pela falta de emoção, o Grande Prêmio da Austrália foi marcado pela imprevisibilidade. Repleta de ultrapassagens e brigas acirradas por posição, a corrida em Melbourne ainda teve muitos acidentes e toques até a oitava vitória da carreira de Button, a primeira desde o Grande Prêmio da Turquia, no dia 7 de junho de 2009.

A corrida - A largada no circuito urbano de Alberto Park foi tumultuada, com chuva e pneus intermediários. Enquanto Massa pulou da quinta para a segunda colocação, uma sequência de acidentes tirou alguns pilotos da disputa e obrigou outros a visitarem os boxes logo na primeira volta.

De forma audaciosa e inteligente, Massa ganhou três posições e passou a perseguir a Red Bull do alemão Sebastian Vettel, pole position. Poucos metros atrás, Button tocou a Ferrari de Alonso, que por sua vez atingiu a Mercedes do alemão Michael Schumacher.

Ainda na primeira volta, o japonês Kamui Kobayashi perdeu o controle de sua Sauber, bateu no muro e em seguida atravessou a pista. No caminho até a brita, atingiu a Mercedes do alemão Nico Hulkenberg e a Toro Rosso do suíço Sebastien Buemi. Desta forma, os três pilotos foram obrigados a deixar a corrida.

Atrás de Vettel e Massa, o australiano Mark Webber, da Red Bull, completava o grupo dos três primeiros colocados. Depois do acidente, os campeões mundiais Fernando Alonso e Michael Schumacher, que trocou o bico nos boxes, caíram para as últimas colocações. Após quatro voltas com safety car, a corrida recomeçou.

Pouco depois da relargada, Massa foi ultrapassado por Webber e Button foi o primeiro a colocar pneus para pista seca. Na nona volta, já sem chuva, muitos pilotos fizeram o mesmo. Neste processo, o brasileiro da Ferrari perdeu posições para o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e para Kubica, que assumiu o terceiro posto, atrás de Vettel e do atual campeão do mundo.

Na 16ª volta, Massa foi ultrapassado por Webber e Hamilton. Na sequência, o inglês tentou ganhar mais uma posição e tocou no australiano, que deixou a pista e passou pela brita. O ferrarista aproveitou o incidente e retomou a quinta colocação. Na 23ª volta, no entanto, o piloto da McLaren não vacilou e conseguiu passar o brasileiro.

Três giros depois, Vettel sofreu problemas mecânicos e passou reto em uma curva para deixar a prova no momento em que liderava. Desta forma, Button herdou a ponta. Para completar a festa da McLaren, Hamilton passou Rosberg e assumiu o terceiro lugar, atrás de Kubica. Nos boxes, os mecânicos da McLaren vibraram.

Sem ser ameaçado na liderança, Button abriu uma vantagem confortável em relação a Kubica. Massa e Alonso aproveitaram a segunda parada de Hamilton para assumirem a terceira e quarta posições, respectivamente. Apesar dos pneus extremamente desgastados, os dois ferraristas conseguiram segurar o inglês com apenas um pit stop.

Na penúltima volta, Hamilton tentou a cartada final em cima do desafeto Fernando Alonso. O espanhol se defendeu com habilidade, enquanto o inglês e Webber se tocaram. Com a disputa acirrada pela quarta colocação, Massa se manteve no terceiro posto e garantiu presença no pódio.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da Austrália:

1: Jenson Button (ING/McLaren) - a 1h33min36s531
2: Robert Kubica (POL/Renault) - a 12s034
3: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 14s488
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 16s304
5: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 16s683
6: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 29s898
7: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 59s847
8: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1min00s536
9: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 1min07s319
10: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1min09s391
11: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1min11s301
12: Pedro De La Rosa (ESP/Sauber) - a 1min14s084
13: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 2 voltas
14: Karun Chandhok (IND/HRT) - a 4 voltas

Não completaram
Timo Glock (ALE/Virgin) - 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 26 voltas
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India) - 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 10 voltas
Bruno Senna (BRA/HRT) - 5 voltas
Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 0 volta

Fonte/Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário