terça-feira, 30 de março de 2010

Michel Bastos marca na vitória do Lyon


O Lyon deu um grande passo para se firmar como melhor time francês da Europa. Nesta quarta-feira, a equipe foi mais eficiente para, diante de sua torcida, vencer o clássico com o Bordeaux, na partida de ida das quartas de final da Copa dos Campeões. Contando com boa atuação do meia brasileiro Michel Bastos, fez 3 a 1, abrindo vantagem na briga pela semifinal.

Michel Bastos teve boa movimentação e, embora tenha deixado o campo no início do segundo tempo, foi primordial na conquista do resultado. Anotou o segundo gol do anfitrião, em belo chute de dentro da área. Quem também brilhou foi o atacante argentino Lisandro López, que fez os outros dois, o último deles em cobrança de pênalti. Chamakh macou o gol do Bordeaux.

Assim, o Bordeaux, que era o último time invicto na Champions, tem mais um pesado tropeço que será complicado de ser 'digerida' pelo grupo - o time vem de derrota para o Olympique de Marselha na final da Copa da Liga da França. A equipe ainda lidera o Campeonato Francês, mas precisará de uma injeção de ânimos para se recuperar na competição continental.

As equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, em Bordeaux. A equipe girondina terá difícil missão: precisará de vitória por 2 a 0 para se classificar - se levar um gol, precisará de três tentos de diferença. Novo 2 a 1 leva a decisão para a prorrogação e, caso o placar seja mantido, para as penalidades. O Lyon pode perder até por um gol de diferença fora de casa.

O jogo - Lyon e Bordeaux entraram em campo com formações táticas semelhantes: quatro homens na defesa, dois alas avançados no meio-campo e apenas um atacante de referência. Lisandro López, pelo anfitrião, e Chamakh, no visitante, foram os atletas mais visados e, consequentemente, mais marcados durante a primeira etapa. Assim, sobraram lançamentos e cruzamentos.

Com tamanha atenção dentro de campo, o placar só foi sair do zero quando o zagueiro Ciani cometeu uma folha após cobrança de escanteio do Lyon. Cissokho devolveu a bola para o ataque com um chutão, o defensor cortou mal e a bola sobrou para Bodmer, que bateu cruzado. Lisandro López colocou o pé esquerdo na trajetória da bola para desviar para o fundo das redes.

O Bordeaux não demorou a empatar: apenas quatro minutos depois, contou com bela jogada de Gourcuff, seu principal jogador. Ele recebeu passe na lateral direita, fez lindo corte em Cissokho e cruzou na medida para o artilheiro Chamakh completar de cabeça, aproveitando falha de marcação do anfitrião. Na partida equilibrada, quem começou a aparecer, então, foi o brasileiro Michel Bastos.

O jogador, que tem sido convocado por Dunga para a seleção brasileira como lateral esquerdo, infernizou a defesa do Bordeaux atuando na meia direita. Aos 19 minutos, chutou com perigo da entrada da área. Aos 24, deu longo lançamento que quase culminou com gol de Delgado. Aos 34, encontrou Lisandro López colocado entre os zagueiros dentro da área, mas o árbitro anotou impedimento.

Aos 32, os esforços do jogador foram recompensados. O brasileiro aproveitou 'furada' de Trémoulinas em cruzamento para receber pela direita, dentro da área, puxar para o meio e bater para o fundo das redes. No primeiro tempo, o brasileiro Wendel teve atuação mais discreta do que o compatriota, mas também levou muito perigo: aos 25 minutos, quase marcou de letra ao desviar cruzamento. O goleiro Lloris salvou.

O Bordeaux voltou para o segundo tempo disposto a destruir antes de construir. Apertou a marcação, aumentou as faltas e não deixou o Lyon atuar. Aos poucos, foi se aproximando da meta rival e teve boas chances em cruzamentos completados por Chamakh. No primeiro deles, o jogador se esticou para desviar com os pés, mas Lloris mostrou excelentes reflexos e defendeu, aos 16 minutos. No lance seguinte, novo desvio para o gol, e nova defesa.

O baixo volume de jogo causou alterações no Lyon: Michel Bastos e Pjanic, sumidos, deram lugar a Kallstrom e Govou. Aos 24 minutos, o time perdeu grande chance, quando Makoun recebeu bom passe dentro da área, mas se desequilibrou na hora da finalização. A resposta do visitante veio com Wendel, ao carimbar o travessão aproveitando bola ajeitada por Gourcuff.

Quando o Bordeaux definitivamente dominava a partida, já aos 31 minutos, Cissokho se arriscou no ataque, recebeu pela esquerda e bateu forte para o gol. Chalmé deu carrinho para bloquear, mas a bola pegou em seu braço. Pênalti, que foi cobrado com muita segurança por Lisandro López, aumentando a vantagem do Lyon no duelo. O visitante, então, partiu para cima para diminuir o desespero, mas deixou espaços de sobra.

No final, o placar de 3 a 1 ainda ficou barato para o Bordeaux. A equipe terminou o jogo pressionada e ainda viu Trémoulinas salvar em cima da linha uma cabeçada de Markoun. O quarto gol, além de transformar em goleada a vitória do Lyon, ainda deixaria a busca pela vaga na semifinal quase que inviável para o atual líder do Campeonato Francês.
Fonte/Gazetaesportiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário