segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil vence o Chile por 3 a 0


Como já era aguardado, o Brasil confirmou seu favoritismo sobre o Chile, e bateu o adversário por na tarde desta segunda-feira, no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo. A vitória marcou o sexto triunfo do técnico Dunga diante do Chile, em seis partidas realizadas - confirmando a freguesia do time de Marcelo Bielsa. 3 a 0 foi o placar do jogo.

Com a vitória, o Brasil define sua classificação às quartas-de-final da Copa, onde enfrenta a Holanda, que bateu a Eslováquia por 2 a 1 no duelo da manhã desta segunda-feira.

Começou mal...
Fazendo sua estreia na fase de mata-mata desta Copa, o Brasil viu o Chile se assanhar nos minutos iniciais da partida, tendo que repelir uma série de cruzamentos perigosos para dentro da área do goleiro Júlio César. Não demorou muito, porém, para o time canarinho equilibrar as ações e passar a pressionar o time de Marcelo Bielsa.

Aos oito minutos, após sobra de escanteio, Gilberto Silva experimentou o arremate de fora da área, exigindo uma bela defesa do goleiro Bravo. A Seleção começou a dominar as ações do jogo, mas tentava as jogadas pelo meio com muita insistência, uma das maiores reclamações do técnico Dunga ao longo desta Copa, e pouco conseguia criar.

Passou o boi...
Esbarrando na retranca chilena, o selecionado brasileiro teve de recorrer a um dos seus pontos fortes para finalmente abrir o placar: a bola parada. Maicon descolou um escanteio pela direita após cruzar a bola em cima do zagueiro chileno, e na cobrança, colocou a bola na cabeça do zagueiro Juan, que testou firme e fora do alcance de Bravo, já aos 34 minutos do primeiro tempo.

O tento serviu para desestabilizar o esquema de jogo do Chile, e os espaços começaram a surgir com mais frequência. Três minutos após marcar o primeiro gol, o Brasil encaixou um belo contra-ataque, pegando o adversário desprevinido na defesa. No lance, Robinho imprimiu velocidade pela esquerda e serviu Kaká pelo meio. O camisa 10 brasileiro enfiou um grande passe para Luis Fabiano, que enganou a linha de impedimento para limpar Bravo e tocar para as redes, marcando seu terceiro tento no Mundial. Minutos depois, o primeiro tempo estava encerrado, e a possibilidade de goleada já se tornava real.

O carrasco
O Brasil vencia com facilidade e já não corria mais riscos no duelo, mas faltava o gol de Robinho, principal carrasco do Chile. E ele veio, aos 13 minutos da etapa complementar, quando uma boa trama de ataque terminou nos pés de Ramires. O meia apenas rolou para o atacante brasileiro, que bateu de chapa, colocado, estufando as redes do Ellis Park pela terceira vez em favor do time canarinho.

Foi o oitavo gol do jogador contra os chilenos nos últimos seis confrontos da amarelinha contra o adversário. Sete minutos depois, os chilenos tentaram responder através do ex-palmeirense Valdivia, que matou a bola fora da área e chutou forte sem deixar ela cair, com muito perigo ao gol de Julio César. Aos 24 minutos, Kaká teve a chance de marcar seu primeiro tento no Mundial.

No lance, o jogador recebeu na entrada da área, e sem ninguém na frente, tentou o chute colocado, mas a bola saiu por cima do gol. Tranquilo na partida, o Brasil passou a valorizar a posse de bola, sem assumir maiores riscos e aguardando o melhor momento para pressionar. Ele veio, aos 28 minutos, quando Robinho recebeu livre pela direita, invadiu a área e bateu cruzado, mas desta vez, Bravo executou a defesa, evitando o quarto tento brasileiro.

Suazo ainda ameçou a meta brasileira aos 33 minutos, com um belo chute de sem-pulo após cobrança de escanteio, mas foi só, e o jogo seguiu em ritmo morno até o apito final, que decretou a tranquila vitória brasileira nas oitavas-de-final.

Imbatível?
Uma estatística interessante sobre a seleção do Brasil: quando Kaká, Luis Fabiano e Robinho estiveram juntos em campo e começaram jogando uma partida, o selecionado de Dunga jamais perdeu ou sequer empatou - foram 15 vitórias em 15 partidas realizadas, já contando este duelo diante do Chile.

Ficha Técnica

Brasil 3 x 0 Chile
Local: Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, na África do Sul
Árbitro: Howard Webb (ING)
Cartões Amarelos: Kaká e Ramires (Brasil); Fuentes, Millar e Vidal (Chile)
Gols: Juan aos 34'/1T, Luis Fabiano aos 37'/1T e Robinho aos 13'/2T (Brasil)

Brasil
Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Ramires, Daniel Alves e Kaká (Kléberson); Robinho (Gilberto) e Luis Fabiano (Nilmar).
Técnico: Dunga

Chile
Bravo; Contreras (Rodrigo Tello), Fuentes, Jara e Isla (Millar); Carmona, Beausejour, Mark Gonzalez (Valdivia), Alexis Sánchez e Vidal; Humberto Suazo.
Técnico: Marcelo Bielsa
Fonte/Futebolinterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário