segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Estádio do Corínthians foi lançado


O projeto para o estádio do Corinthians foi lançado nesta segunda-feira, 30, no bairro de Itaquera. Mas o prefeito Gilberto Kassab lembrou que o palco na zona leste de São Paulo não está garantido para a abertura da Copa 2014. O motivo é simples: precisa ter capacidade para 65 mil lugares ou mais e, para isso, o time alvinegro precisa arcar com mais R$ 170 milhões.


Quando o terreno estiver pronto e a burocracia tiver liberado a documentação para o início das obras, os operários terão de 24 a 30 meses de trabalho. Se o prazo mínimo for cumprido, o estádio estaria apto a ser uma das sedes da Copa das Confederações, prevista para junho de 2013.


Especialistas avaliam que o campo deveria ficar pronto até fevereiro daquele ano para poder ser testado com calma antes do torneio que é uma espécie de prévia da Copa do Mundo e que deve ter de quatro a seis sedes. A maior aposta do Corinthians é com a parceira Odebrecht. Com experiência no ramo, a construtora já terá iniciado suas obras na Fonte Nova, em Salvador; no Maracanã, no Rio de Janeiro; e na Arena Recife.


Assim, terá passado por erros e acertos, o que poderia tornar o projeto do Corinthians mais acelerado, com prazos comprimidos. Muitos sonham que o estádio possa ser inaugurado em 2012, mas os envolvidos preferem não trabalhar com esta data no cronograma oficial.
O terreno que pertence ao Corinthians tem aproximadamente 198 mil metros quadrados. Nele haverá o estádio, área de convivência e estacionamento para 2.200 carros. Logo ao lado do terreno existe um espaço de 90 mil metros quadrados que é da prefeitura. Há espaço para mais 3.000 vagas de estacionamento, mas essas conversas ainda não foram feitas entre o clube e o governo municipal.

Vale informar que, para a Copa do Mundo, a Fifa sempre prefere o uso de transportes coletivos para a chegada ao estádio a fim de não congestionar as vias de acesso.
O Corinthians já tinha tudo acertado para fazer o estádio para 48 mil pessoas. Só que para ter a abertura da Copa, terá de ampliar essa capacidade. A discussão é sobre quem vai bancar esse custo adicional, pois o Corinthians não tem interesse em arcar com isso. O governo paulista avisou que não dará um centavo. Assim, a Fifa deve ajudar, como fez em outras Copas.


Fonte/estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário