domingo, 29 de agosto de 2010

Fonbte Nova cai em 17 segundos




O anel superior da Fonte Nova, um dos principais templos do futebol baiano com 59 anos de história, foi implodido na manhã deste domingo em Salvador. No local, será construída uma arena para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. O novo estádio, que deve ser entregue em dezembro de 2012, foi orçado em R$ 591,7 milhões e terá capacidade para 50.433 torcedores.
A implosão deste domingo levou 17 segundos. Foram utilizados mais de 700 quilos de explosivos, alocados em 138 pilares. Ao término do procedimento, restou apenas a Tribuna de Honra, que será desmontada mecanicamente, assim como ocorreu anteriormente com o anel inferior.
O fim da Fonte Nova foi decretado em 25 de novembro de 2007, quando a torcida do Bahia lotava os 60 mil lugares disponíveis em partida contra o Vila Nova, válida pela Série C do Campeonato Brasileiro. Aos 37 minutos do segundo tempo, um trecho do anel superior não suportou o peso e ruiu. Sete torcedores morreram e o estádio foi oficialmente interditado no dia seguinte.
Desde então, a Fonte Nova primeiro virou abrigo para sem-teto. E depois de eles serem retirados para o início das obras, em junho, tornou-se ponto de tráfico e de consumo de drogas. Seu ocaso, no entanto, não deixou de ser histórico: foi o primeiro estádio a ser demolido por explosão na América Latina.

Fonte/esporteinterativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário