Após a pole de Mark Webber e os problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) no sábado, parecia que a vida de Sebastian Vettel não seria fácil no GP da Espanha. A largada serviu para reforçar esta impressão, quando Fernando Alonso aproveitou a briga entre os companheiros de RBR para assumir a ponta. Mas o alemão tinha um coelho na cartola. Com uma tática perfeita, antecipando a segunda parada para evitar o tráfego na pista, ele superou os rivais, chegou à sua quarta vitória em cinco corridas em 2011, e ainda resistiu à forte pressão de Lewis Hamilton nas últimas voltas. O inglês da McLaren foi o segundo.
Ao contrário do que era esperado, nem a maior zona da ultrapassagem da temporada aumentou as disputas em Barcelona. Por isso, com uma estratégia de uma parada a menos, Jenson Button superou uma péssima largada, quando caiu para décimo, conservou bem os pneus e subiu para a terceira posição, completando o pódio. O inglês da McLaren ficou à frente do australiano Mark Webber, da RBR, o quarto colocado. Fernando Alonso, da Ferrari, teve um bom início, assumiu a ponta, só que teve problemas com os pneus no fim da prova. Ele terminou em quinto.
Os brasileiros não andaram bem em Barcelona. Felipe Massa, da Ferrari, que largou em oitavo, vinha na mesma posição a oito voltas do fim da prova quando seu câmbio quebrou e provocou seu primeiro abandono do ano. Rubens Barrichello, da Williams, largou muito atrás, teve problemas em seu pit stop no início da corrida e acabou apenas em 17º, duas posições pior que o companheiro Pastor Maldonado, que não conseguiu um bom desempenho na corrida.
A vitória em Barcelona fez Sebastian Vettel disparar na ponta do Mundial de Pilotos. O alemão tem agora 118 pontos, 41 à frente de Lewis Hamilton, o segundo, que tem 77. Mark Webber é o terceiro, com 67, e Jenson Button, o quarto, com 61. Após o abandono, Felipe Massa caiu para oitavo, com 25, e tem a metade da pontuação do companheiro Fernando Alonso, o quinto, com 51. A próxima corrida da temporada 2011 será o tradicional GP de Mônaco, no próximo domingo, dia 29 de maio.
Com Webber na pole e Vettel em segundo, o GP da Espanha parecia que veria mais um domínio dos carros da RBR. Mas a largada se encarregou de mudar este panorama. Alonso, que estava na quarta posição do grid, saltou muito bem, aproveitou a disputa entre o alemão e o australiano, se espremeu pelo lado de dentro e assumiu a liderança da corrida. Webber caiu para terceiro ao ser superado pelo companheiro e líder do campeonato. Hamilton ficou em quarto e Massa caiu para 10º, mas voltou para oitavo ainda na primeira volta.
Ao contrário do que se esperava, Alonso conseguiu se manter em primeiro por mais de uma volta, já que a asa móvel não fazia tanto efeito na reta dos boxes para as ultrapassagens. Mais atrás, Button largou com uma estratégia diferente e caiu para décimo, mas iniciou sua recuperação ao passar Sebastien Buemi na quinta volta. O inglês pressionou Massa e o superou em seguida.
Na frente, os quatro primeiros - Alonso, Vettel, Webber e Hamilton - estavam separados por apenas dois segundos e meio. Com o alto desgaste dos pneus macios, a primeira rodada de pit stops começou cedo, na décima volta, com o alemão da RBR. Os outros ponteiros entraram nas voltas seguintes, enquanto Vettel superava Button e Rosberg na pista para ganhar tempo.
Após os primeiros pit stops, Alonso mantinha a liderança, seguido por Vettel, Hamilton e Webber, que foi superado pelo inglês nos boxes. Button foi o último dos ponteiros a parar, na 15ª volta, por causa de sua tática de apenas três paradas. No retorno à pista, ele já superou Schumacher e assumiu a quinta posição, se posicionando bem para tentar um pódio em Barcelona.
Vettel foi o primeiro dos ponteiros a fazer a segunda parada, na 18ª. A intenção da RBR era tentar fazer o alemão evitar o tráfego no retorno à pista. E deu certo: quando Alonso e Webber pararam na passagem seguinte, o alemão superou ambos e ficou bem para assumir a liderança da prova. Enquanto isso, Hamilton se mantinha na liderança andando rápido, para tentar não perder terreno para Vettel. Entretanto, o alemão começou a andar um segundo melhor e o inglês parou na 26ª.
Nesta altura da corrida, Massa andava na décima posição, após superar Paul di Resta, da Force India. O brasileiro não tinha um bom rendimento nesta altura da corrida. Barrichello, após uma largada ruim e um péssimo pit stop da Williams no início, estava nas últimas posições, disputando contra os carros de Lotus, MVR e Hispania.
A partir da 30ª volta, os ponteiros entraram novamente para a terceira rodada de pit stops e a ordem permaneceu inalterada, com Vettel em primeiro e Hamilton em segundo. Alonso, em terceiro, e Webber, em quarto, duelavam pela posição enquanto Button se aproximava perigosamente. Na 36ª passagem, o inglês da McLaren superou os dois: o australiano na reta dos boxes, com a asa móvel e o espanhol no miolo, se aproveitando dos pneus em melhor estado.
Com problemas de pneus, Alonso parou na 40ª volta para fazer um longo trecho final de prova com os pneus duros. O espanhol caiu para a quinta posição, mas com uma boa vantagem para os demais. Mesmo com um menor rendimento, o espanhol tentava se manter na pista por 26 voltas.
Com problemas no Kers, Vettel começou a ser pressionado por Hamilton antes da última parada, na 49ª. Os dois fizeram seus pit stops em voltas seguidas e ficaram muito próximos na pista. O equipamento do alemão voltou a funcionar, mesmo que longe do ideal, e o auxiliou na defesa da liderança. O inglês da McLaren chegava perto, mas o piloto da RBR recuperava na última curva.
Atrás, Massa vinha tentando segurar a oitava posição com os pneus duros, mas acabou superado por Sergio Pérez e Nick Heidfeld, ambos com os macios, na 59ª volta. Duas passagens depois, o brasileiro parou na caixa de brita com problemas de câmbio, que entrou em ponto morto e travou. Ele foi forçado a abandonar a corrida por causa da falha em sua Ferrari.
Pressionado por Hamilton, Vettel segurou a primeira posição nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada apenas seis décimos à frente de Hamilton. Ele assegurou sua quarta vitória na temporada e disparou na liderança, com 41 pontos de vantagem sobre o inglês da McLaren.
Fonte/Esportetv
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