terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fabiana Murer ganha ouro inédito no Mundial de Daegu Leia mais

A varista Fabiana Murer, de 30 anos, conquistou na manhã desta terça-feira (no horário de Brasília), em Daegu (CDS), a primeira medalha de ouro do país em Mundiais de Atletismo ao ar livre (outdoor) na história. O evento só perde para a Olimpíada em relevância.


Murer vibra enrolada na bandeira brasileira (Foto: Phil Noble/Reuters)

A paulista, nascida em Campinas, triunfou ao obter o melhor salto entre as participantes, com 4,85m (ela igualou o recorde sul-americano). A alemã Martina Strutz ficou com a prata (4,80m) e a russa Svetlana Feofanova, com o bronze (4,75m).

A recordista mundial e bicampeã olímpica Yelena Isinbayeva (RUS), que voltou nesta temporada de uma reclusão por deficiência técnica, ficou em sexto lugar (4,65m).

Mas o assunto do dia foi Murer. A brasileira ainda tentou saltar 4,90m e 4,92m depois que já havia garantido o ouro, mas errou as tentativas. De pouco importava.

A brasileira comemorou com seu técnico e marido, Elson Miranda, agarrou a bandeira nacional e iniciou uma volta olímpica no Daegu Stadium. No caminho, parou para cumprimentar o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, e o recordista mundial da prova masculina, o já aposentado ucraniano Sergey Bubka.

- O mérito é de todos, principalmente da Fabiana, mas também da BM&FBovespa e da Confederação Brasileira de Atletismo, alám dos patrocinadores. Ao Vitaly Petrov, que nos tem dado consultoria também, cabe parte do mérito - disse Miranda.

Murer segue mantendo uma regularidade absoluta em provas de alto nível neste ciclo olímpico rumo a Londres-2012. Ela se sagrou campeã mundial indoor em Doha (QAT), em março do ano passado, e ainda em 2010 faturou o título da Liga de Diamante (circuito mundial com diversas etapas).

A façanha da atleta é histórica. Até hoje, o Brasil somava apenas medalhas de prata (cinco) e bronze (cinco) em Mundiais ao ar livre. A atuação de Murer também redime, em parte, a fraca campanha que o país fez no Mundial de Berlim-2009 e fazia neste Mundial de Daegu.


Fonte/Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário