A temporada já acabou dentro de campo para o ABC/RN, mas fora dele o clube ainda tem compromissos a resolver, e nesta quinta-feira, dia 1° de dezembro, um deles ficará a cargo do departamento jurídico do clube potiguar. Em sessão às 13h30, no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube pode ser punido por conta de um recurso da Procuradoria, inconformada com a absolvição do ABC em primeira instância.
O clube foi denunciado em função de fato ocorrido na partida contra o Vila Nova, no dia 20 de setembro. Segundo relatado na súmula pelo árbitro Nielson Nogueira Dias, “aos 38 minutos do segundo tempo de partida, foi detonado um artefato explosivo no setor de arquibancada destinado à torcida do Vila Nova”. Ainda segundo o documento, “o tenente Guimarães, da PMRN, o artefato foi arremessado da parte externa do estádio, não sendo possível detectar o infrator”.
A denúncia ao ABC foi enquadrada no artigo 213, inciso I, § 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), sob a acusação de “deixar de tomar providências capazes de prevenir desordens em sua praça de desporto, quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto foi de elevada gravidade”. A punição prevista é de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil, além da perda do mando de campo de uma a dez partidas.
No dia 19 de outubro, a Terceira Comissão Disciplinar julgou o caso decidiu pela absolvição do ABC, mesmo sem o clube ter apresentado defesa, segundo consta do recurso da Procuradoria. Assim, o clube pode ser multado e perder mandos nesta quinta. Uma possível perda de mando só será cumprida na próxima competição nacional que o ABC disputar.
Fonte/JustiçaDesportiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário