quinta-feira, 31 de maio de 2012

Com bela atuação de Oscar, Seleção goleia os Estados Unidos por 4 a 1



Neymar, Thiago Silva, Marcelo e Pato marcaram os gols da vitória da Seleção nesta quarta


Com bela atuação de Oscar, Seleção goleia os Estados Unidos por 4 a 1 Divulgação/clicRBS
Hulk, Damião, Sandro, Neymar e Marcelo comemoram o primeiro gol brasileiro Foto: Divulgação / clicRBS
Em amistoso disputado na noite desta quarta-feira, em Washington, a Seleção Brasileira goleou os Estados Unidos por 4 a 1. Ainda no primeiro tempo, Neymar, de pênalti, e Thiago Silva, de cabeça, abriram 2 a 0. Aos 44, os americanos descontaram com Gomez.

Na segunda etapa, Marcelo ampliou ao receber passe de Neymar após bonita jogada pela esquerda. No fim, Alexandre Pato ampliou ao ser assistido por Marcelo, já dentro da área, e chutar forte, no canto direito do goleiro Howard.

Domingo, o Brasil encara o México, em nova partida amistosa, em Dallas, Texas, também nos Estados Unidos.
Primeiro tempoA entrada de Neymar no lugar de Lucas não alterou o Brasil taticamente em relação ao time que ganhou da Dinamarca. O time de Mano Menezes permaneceu atacando com três atacantes (4-3-3) e defendendo com uma linha de três (4-2-3-1) meias à frente dos volantes Sandro e Rômulo — Neymar e Hulk recuavam até a linha de Oscar.

Tática à parte, a postura dos jogadores é o fato a se comemorar. Assim como no primeiro amistoso, o Brasil começou o jogo marcando o adversário no campo ofensivo, atrapalhando a saída de bola dos Estados Unidos.

De uma roubada de bola de Oscar, um digno "mordedor" sem a posse, saiu o primeiro gol brasileiro. O agora — definitivamente — jogador colorado tocou para Damião na entrada da área. O centroavante cortou para a perna direita e bateu forte para o gol, mas a bola acertou o braço esquerdo do zagueiro Onyewu e o árbitro marcou pênalti. Aos nove minutos, Neymar fez 1 a 0, cobrando no canto oposto à escolha do goleiro Howard.

Neymar teve a mesma liberdade concedida a ele no Santos pela esquerda. Foi participativo, eficiente, mas ficou longe de ser brilhante. Thiago Silva não concordaria. Após cobrança de escanteio, o capitão brasileiro se antecipou à zaga americana aos 25 minutos e cabeceou para as redes. Belo cruzamento do santista: 2 a 0.

Se Oscar foi o melhor em campo no primeiro tempo, ditando o ritmo do time, ajudando na saída de bola, na marcação e na armação, Damião perdeu gols que não costuma desperdiçar no Beira-Rio. O próprio Oscar colocou o colega na cara do gol, mas o centroavante chutou no goleiro.

Distribuído em um 4-1-4-1, a seleção americana pouco agrediu o Brasil, a não ser com chutes de fora da área e sem direção de Donovan, Edu e Torres. Quando a bola chegava ao gol brasileiro, parava no seguro Rafael. Menos aos 44, quando Johnson infiltrou entre Danilo e Thiago Silva e cruzou para Gomez diminuir.

Segundo tempoNo segundo tempo, a Seleção restabeleceu a marcação adiantada e voltou a criar oportunidades. Marcelo, em tabela com Neymar, ampliou aos 6 minutos. Alexandre Pato, um minuto depois de substituir Damião, chutou no poste. Comemoraria seu retorno ao ataque verde-amarelo fazendo um belo gol e transformando a vitória em goleada aos 41.

Em meio a uma etapa complementar superior à primeira, com toques rápidos, trocas de passes precisas e ataques seguidos de contra-ataques — principalmente com Oscar, Neymar e Marcelo —, o Brasil se destacou também na defesa. Rafael brilhou em pelo menos três oportunidades. O goleiro santista teve grande atuação.

Quase dois anos depois da estreia na Seleção, contra o mesmo adversário, Mano Menezes parece ter encontrado o caminho do futebol bonito e efetivo: a juventude. Com os jovens, o Brasil tem mais a ganhar do que a medalha de ouro.


AMISTOSO — 30/5/2012
ESTADOS UNIDOSHoward; Cherundolo (Parkhurst, 27’/2º), Bocanegra, Onyewu e Johnson (Edgar Castillo, 34’/2º); Maurice Edu (Terrence Boud, 27’/2º), Bradley, Jones (Beckerman, 34’/2º) e Donovan; Torres (Clint Dempsey, 10’/2º) e Gomez. Técnico: Jurgen Klinsmann

BRASILRafael Cabral; Danilo, Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro, 43’/2º); Sandro, Rômulo, Oscar (Giuliano, 43’/2º), Hulk (Casemiro, 36’/2º) e Neymar (Lucas, 38’/2º); Leandro Damião (Alexandre Pato, 19’/2º). Técnico: Mano Menezes.

Gols: Neymar (Brasil), aos 11 minutos do primeiro tempo; Thiago Silva (Brasil), aos 25 minutos do primeiro tempo; Gomez (Estados Unidos), aos 44 minutos do primeiro tempo; Marcelo (Brasil), aos 6 minutos do segundo tempo; Alexandre Pato, aos 41 minutos do segundo tempo.

Arbitragem: Jefrey Calderon (Porto Rico), auxiliado por Leonel Bermudez e Octavio Carballo (México).

Cartões amarelos: Torres, Jones (E); Oscar (B).

Local: Estádio FedEx Field, em Washington, capital dos Estados Unidos.

Próximo jogo — amistoso
Dallas (EUA) — Domingo, às 16h6min
Brasil x México

Fonte/ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário