sábado, 30 de junho de 2012

Junho, termina com a morte de três personalidades do futebol

A última semana de junho de 2012 termina com o falecimento de três personalidades do futebol. Morreram esta semana o ex-zagueiro gaúcho Daizon Pontes, o ex-treinador do Atlético-PR, Geraldinho Damasceno e o ex-árbitro Anacleto Pietrobom. Antes, quando estavam ativos, Pontes, Damasceno e Pietrobom marcaram época no futebol brasileiro.
 
Daizon Pontes virou folclórico zagueiro no interior gaúcho nos anos 1970 pois era considerado um dos mais violentos do Brasil e sempre ameaçava agredir árbitros e constantemente era expulso. Grandão e muito vigoroso, Daizon Pontes jogou em vários times do interior do Rio Grande do Sul nos anos 1960/1970 como Gaúcho de Passo Fundo, 14 de Julho de Passo Fundo, Flamengo de Caxias do Sul, Grêmio de Santo Ângelo, Cruzeiro de Porto Alegre, Pelotas e chegou a ter uma boa passagem pelo América do Rio de Janeiro. Daizon Pontes morreu aos 74 anos. Seu enterro aconteceu no último domingo em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, onde resida após ter encerrada a carreira em 1974. Na ocasião, vestindo a camisa do Inter de Santa Maria, Daizon Pontes cumpriu a promessa e pendurou as chuteiras após agredir violentamente o apitador José Luiz Barreto.
Daizon Pontes tinha mais dois irmãos que também aturam no futebol gaúcho e todos zagueiros. João Pontes, falecido em 2005, jogou apenas em equipes do interior, mas Bibiano Pontes jogou vários anos no Internacional onde foi campeão brasileiro e gaúcho e jogou em outros times como Londrina-PR e Caxias-RS.

Geraldino Damasceno

Com 74 anos e nascido no interior paulista, Geraldino Damasceno morreu nesta sexta-feira em Curitiba. Nos anos 1970/1980 era uma espécie de treinador interino oficial do Atlético Paranaense, onde foi supervisor por muitos anos. Além do Atlético Paranaense, Geraldino dirigiu times como Joinville-SC, Figueirense-SC, Juventude-RS e várias equipes do Paraná como o Colorado e Pinheiros (ambos, hoje, Paraná Clube), Grêmio Maringá e Coritiba.
Damasceno foi enterrado neste sábado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba-PR e antes de ter sido treinador e gerente de futebol, foi jogador de destaque em equipes paranaenses, além de ter vestido as camisas do Botafogo-RJ, Santacruzense e São Bento de Marília (ambos extintos do futebol profissional).
Em 1983, quando o Atlético Paranaense ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro com a infernal dupla Assis/Washington, formando o que ficou conhecido como "casal 20", o treinador do time era Geraldo Damasceno.
Anacleto Pietrobom
Com 88 anos, o ex-juiz de futebol Anacleto Pietrobom morreu também na sexta-feira. Pietrobom foi lendário árbitro nos anos 1950 sendo considerado um dos melhores do mundo e faria 89 no próximo dia nove de julho.
Anacleto Pietrobom foi enterrado neste sábado no Cemitério do Morumbi, em São Paulo e antes de ser árbitro de futebol, foi jogador profissional jogando no Juventus e Portuguesa.
 
 
Fonte/ Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário