domingo, 26 de maio de 2013

ABC perde para o Paraná

O ABC teve um prejuízo duplo na na largada da série B do Brasileiro, além de arcar com de R$ 18 mil para atuar no estádio Almeidão, devido a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o time jogou apenas um período do jogo contra o Paraná e amargou sua primeira derrota após uma série de nove partidas invicta. Os gols, ambos no primeiro tempo, quando o time natalense praticamente assistiu os paranaenses jogarem, foram marcados por Rubinho e Ronaldo Mendes num intervalo de quatro minutos entre eles. Agora o time potiguar volta a campo na terça-feira, quando volta a enfrentar o Sport, em Recife e que não vence há cinco partidas.

Mesmo vindo em ritmo de jogo, ABC e Paraná sentiram o peso da estreia na competição nacional e parecendo em fase de estudos, os times demoraram a engrenar na etapa inicial. Para ambos os clubes o campo do estádio de João Pessoa era uma grande novidade e a adaptação demorou a ocorrer. Tantos que nos primeiros 17 minutos, houve apenas um chute perigoso ao gol, e foi do tricolor paranaense, quando Ricardo Conceição arriscou de longe, e o goleiro Lopes teve de se esticar para tocar a bola com as pontas dos dedos para escanteio.

O Alvinegro não conseguia repetir a boa atuação da vitória sobre o Sport, na Ilha do Retiro, ao contrário do que apresentou naquela ocasião o time se mostrava muito burocrático na troca de passes improdutiva, mediante o qual apenas conseguia rondar a área paranaense. O que fez a torcida cobrar pressa na saída de bola da defesa para o ataque.

Notando os problemas dos potiguares, aos poucos o Paraná foi adiantando a marcação procurando chegar ao primeiro gol e cada vez exigindo mais do goleiro alvinegro, que conseguia impedir o pior. Mas de tanto insistir, Rubinho abriu o placar aos 34 minutos, quando chutou uma bola, viu ela desviar num defensor alvinegro e entrar mansamente no canto esquerdo de Lopes.

A forma displicente com que tentava segurar o time no ataque, com Vanderlei sendo apenas uma figura decorativa, errando todos os lances e passes que tentava, fez a torcida começar a vaiar o time, embora em pequena escala. O protesto aumento quando Leandro Cardoso atrasou mal uma bola, entregou a bola nos pés do adversário, que só não marcou porquê Lopes e Vinícius chegaram dividindo a bola. Mas depois num lançamento, Ronaldo Mendes entrou livre na área, o camisa um saiu para cortar, não conseguiu e o camisa 11 chutou para o fundo da rede e fez Paraná 2 a 0.

Atrás de modificar o estado letárgico da equipe na etapa inicial, Paulo Porto voltou para o segundo tempo com Jean, na vaga de Giovanni, e Rafael Santiago, no lugar de Vanderlei. O efeito foi imediato, o alvinegro passou a ser mais insinuante no ataque, criando mais dificuldades para defensiva tricolor. Após seis minutos levando pressão, o Paraná desceu bem e voltou a assustar com o um chute de Ricardo Conceição que acertou o travessão.

Aos 16 minutos, Paulo Porto queimou a terceira substituição do ABC colocando o atacante Alvinho no lugar do volante Mateus, uma vez que a meta era buscar pelo menos o empate e evitar um estrago maior na estreia da série B, resultado que viria a colocar ainda um ponto final na série de oito partidas sem derrotas do time natalense.

Depois disso, aos poucos o Paraná foi retomando o controle da situação, já não se deixavam mais pressionar com tanta veemência e procurava explorar os espaços deixados na marcação abecedista para em uma jogada ou outra ameaçar ampliar o placar. Depois que voltou a ter o controle da situação, o Paraná esteve sempre mais perto de ampliar a diferença do que sofrer algum gol. Mas apesar das insistências de lado a lado, o resultado não foi alterado.



Ficha

ABC - 0
Paraná - 2

ABC: Lopes, Renato, Leandro Cardoso, Vinícius e Lino; Leandro Santos, Mateus (Alvinho), Bileu e Giovanni (Jean); Rodrigo Silva e Vanderlei (Rafael Santiago). Técnico: Paulo Porto.

Paraná: Luís Carlos, Ronieri, Anderson, Brinner e Paulinho; Cambará (Gilson), Ricardo Conceição, Lúcio Flávio e Ronaldo Mendes (Carlinhos); Rubinho (Fernando Gabriel) e JJ Morales. Dado Cavalcante,

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Gols: Rubinho/PAR (33'/1ºT), Ronaldo Conceição/PAR (37'/1ºT)
Renda: R$ 19.027,00
Público: 1.239 total
Estádio: Almeidão (PB)

Fonte/TribunadoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário