terça-feira, 28 de maio de 2013

Cobertura começa a chegar no porto



As peças para montagem da cobertura da Arena das Dunas começaram a chegar no Porto de Natal. A estimativa é que até amanhã ela comecem a ser transportadas para o canteiro de obras, segundo a previsão do diretor presidente da Codern, Pedro Terceiro. 16 contêineres foram desembarcados no sábado, proveniente da Espanha. Pelo cronograma oficial do projeto potiguar para Copa de 2014, os trabalhos de instalação da cobertura estão previsto para iniciar em junho, devendo prosseguir até a segunda semana de novembro.
Material da cobertura da Arena das Dunas está estocado no Porto de Natal em 16 contêineres, restando a liberação da Receita FederalMaterial  cobertura da Arena das Dunas está estocado no Porto de Natal em 16 contêineres, restando a liberação da Receita Federal
Pedro Terceiro informou que a  carga foi despachada do Ceará para o porto do RN, uma vez que  empresa transportadora entendeu que na capital potiguar os serviços seriam realizados com maior agilidade. “Chegaram 16 contêineres, mas devem chegar muito mais. Não sei quantos ainda  estão para vir, nem quantos são ainda”, afirmou, ressaltando que a documentação apresentada está toda em conformidade, faltando apenas cumprir os trâmites legais com a receita federal, para que o material seja liberado.

Até agora, foram fixadas apenas apenas as vigas com parafusos que irão receber e fixar as peças metálicas e de policarbonato, que irão circundar toda Arena das Dunas.

O diretor-presidente do Consórcio Arena das Dunas, Charles Maia, destaca que o início dos trabalhos da implantação da cobertura, indicarão que o projeto entrará num novo ciclo e que isso fará o cronograma da obra sofrer alguns saltos nos percentuais de construção, fazendo o projeto ganhar mais celeridade. O prazo para entrega do estádio está mantido em 31 de dezembro próximo.

O processo de instalação das arquibancadas está completo, restando apenas a implantação da parte móvel que será responsabilidade do governo estadual. Até aqui não foi definida nenhuma data para o início desse serviço, mas Charles Maia acredita que deva iniciar logo, uma vez que em dezembro o estádio terá de ser entregue com 42 mil lugares. “A parte que é responsabilidade da nossa empresa já está completa. Os 32 mil lugares estão prontos, faltando iniciar apenas a implantação das cadeiras que serão usadas nestes espaços”, afirmou Maia.

Imprevisto

O consórcio que administra a Arena Fonte Nova atribuiu a um “erro humano” o acidente que causou o rompimento de uma das 36 membranas que recobrem a cobertura do estádio de Salvador. Na manhã desta segunda-feira, uma destas membranas cedeu à pressão da água acumulada no teto, após chuva constante na capital baiana, e abriu um buraco na cobertura.

O acidente ocorreu dois dias antes de o estádio ser entregue à Fifa para a realização da Copa das Confederações. Depois da chuva, a água se acumulou na base - ponto de ligação entre a lona e a estrutura de concreto do estádio - de três das membranas, localizadas no setor leste do estádio.

Uma delas não suportou o peso da água e cedeu. Nas outras duas, com quantidade menor de água acumulada, funcionários foram deslocados para fazer a drenagem usando baldes de água. Não houve feridos, mas cadeiras do setor leste ficaram danificadas.

Segundo o diretor de engenharia do consórcio Fonte Nova Negócios e Participações, José Luís Góes, houve um recente processo de checagem da cobertura, por causa da chuva que vem caindo desde o mês passado sobre a cidade, e algum funcionário enrolou um pedaço da lona que faz o escoamento da água.

O procedimento, de acordo com ele, fez com que a água ficasse represada no local até que a membrana não resistisse ao peso. O problema só foi detectado após o rompimento da cobertura. “Não houve problema estrutural da cobertura, mas um erro nesse processo de verificação, que já foi identificado e está sendo reparado”, contou o engenheiro.

Fonte/TribunadoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário