quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Quando a imagem do coração de Pelé foi reproduzida

      
PLACAR revela quando, onde e como a imagem do coração de Pelé foi produzida
PLACAR revela quando, onde e como a imagem do coração de Pelé foi produzida / Crédito: Luiz Paulo Machado
Voltado para colecionadores abastados, numerado e de tiragem limitada, 1283 (número de gols da carreira do Rei) pretende ser a compilação fotográfica definitiva de Pelé. Lançado com pompa no último dia 16 de outubro, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, pela editora Toriba, o livro custa 3 600 reais em seu formato mais “simples” e 5 500 reais na edição “king”.
O que diferencia uma edição da outra (a cara da muito cara) é a presença da lendária foto “O Coração do Rei”, de Luiz Paulo Machado, ex-fotógrafo da PLACAR, encartada de forma avulsa, numerada, impressa com pigmentos minerais em papel Canson Infinity 100% algodão e assinada tanto por Pelé como pelo fotógrafo.
Trata-se de uma das imagens mais clássicas de Pelé e uma de suas fotos mais conhecidas no mundo. Para Pelé, “é um registro que só Deus pode explicar”. Para Machado, é sua obra-prima. “É uma foto reconhecida mundialmente. Sem dúvida, é minha foto mais importante.”
Embora inacessível para a imensa maioria dos amantes do futebol, a iniciativa merece aplausos. Só que tem um probleminha: traz informações erradas sobre sua peça mais importante. O livro diz que “O Coração do Rei”, cujo encarte em formato especial faz com que o livro custe quase 2 000 reais a mais, foi tirada no dia 18 de julho de 1971, durante o empate em 2 x 2 entre Brasil e Iugoslávia, no Maracanã, na despedida do Rei com a camisa da seleção brasileira. Um erro de vários anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário