quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ceará é o 10º melhor time do Brasil em 2014



O gosto agridoce de 2014 para o torcedor alvinegro fica um pouco melhor quando a temporada do centenário é analisada friamente: em resultados, o Ceará foi o 10º melhor time do Brasil no ano passado. É o que mostra o “Ranking Brasileiro de Clubes” elaborado pela Pluriconsultoria, empresa especializada em análises do mercado do futebol. Divulgado ontem, o ranking identifica quais clubes conseguem melhores resultados dentro dos orçamentos que possuem. As pontuações abrangem os resultados de todos os campeonatos estaduais, regionais, nacionais e internacionais dos quais os clubes brasileiros participam. E, se não em títulos, a temporada alvinegra foi muito feliz em classificações finais.
Em 2014, o Ceará conquistou o importante tetracampeonato estadual. Não conseguiu outros títulos ou o esperado acesso para a Série A, mas fez boas campanhas em todos os campeonatos que disputou: foi vice-campeão da Copa do Nordeste, chegou às oitavas de final da Copa do Brasil e terminou a Série B lutando pelo acesso até a última rodada. Por tudo isso, seu desempenho o deixou acima de vários times ricos, como Corinthians, Vasco, Grêmio, Fluminense, Palmeiras, Bahia, Atlético-PR, Coritiba e Botafogo.
A avaliação da Pluriconsultoria considera o grau de dificuldade de cada competição, em função do nível e também da quantidade dos clubes participantes. Por isso, o campeão paulista Ituano aparece em sétimo lugar. O Campeonato Paulista dá 60 pontos ao seu vencedor, contra 20 do Cearense. Por outro lado, o Ceará ganhou 22,5 pontos pelo vice-campeonato da Copa do Nordeste, que vale 45 para o Campeão – mais do que a Série B, que deu 30 pontos ao Joinville. O time catarinense aparece logo à frente do Ceará no ranking, em nono lugar. O outro intruso no top 10 é o Sport, campeão nordestino.

De 2008 a 2014
No acumulado das últimas sete temporadas, que reflete bem a tendência de crescimento do clube, o Ceará repete o êxito: aparece em 18º lugar. O período, entre 2008 e 2014, coincide com o início da primeira gestão de Evandro Leitão como presidente alvinegro. O Vovô aparece atrás dos 12 times mais ricos do País e também de Coritiba, Sport, Vitória, Atlético-PR e Goiás. Por outro lado, o time de Porangabuçu figura à frente de rivais tradicionais, como Santa Cruz, Avaí, Ponte Preta, Bahia, Joinville e Criciúma, além do arquirrival Fortaleza, 26º nos últimos sete anos e 33º em 2014.
Fonte/OPovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário