Publicidade
Embora o grupo de estudos da entidade afirma que as datas sugeridas têm "o pleno apoio das seis confederações", os clubes europeus questionam a proximidade do Mundial com o Natal. A mudança da data da Copa afetaria o calendário dos campeonatos nacionais e da Liga dos Campeões. Entre o fim de novembro e o início de dezembro, costumam ser realizadas duas rodadas do principal torneio de clubes do planeta. Além disso, nas semanas finais de dezembro e no início de janeiro, a Inglaterra vive um período de jogos em que são realizadas três rodadas, entre elas o Boxing Day, sempre disputado no primeiro dia útil após o Natal.
A decisão final sobre o período da Copa de 2022 será tomada entre os dias 19 e 20 de março, durante a reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique.
- Eu acho que é muito perto do Natal. É a única reserva que eu faço. Eu gostaria que fosse marcada uma semana antes, mas tenho que esperar a decisão final do Comitê Executivo da Fifa para ouvir todos os detalhes sobre as datas - disse o norte-irlandês Jim Boyce, vice-presidente da Fifa.
- Eu comemoro o fato de todas as partes interessadas terem sido envolvidas na discussão e, embora isso não vá agradar a todos, acho que o bom senso prevaleceu. Vai causar muita perturbação, mas é daqui a oito anos e as pessoas terão tempo suficiente para fazer isso funcionar.
A Fifa tenta mudar o Mundial do verão (entre junho e julho) para o inverno no hemisfério norte para fugir das altas temperaturas do Qatar. No inverno, a temperatura no país gira em torno de 26ºC, enquanto no verão ela fica em torno de 42ºC, podendo chegar a 50ºC. A Fifa acredita que realizando o mundial neste período, vai atrapalhar o mínimo possível os campeonatos nacionais.
Fonte/Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário