quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Campeão estadual pode disputar Série C do Brasileiro em 2017


Assunto foi discutido entre presidentes de federações e CBF em Belém durante lançamento da Copa Verde


Francisco Cezário trabalha, junto com presidente da FAF, na elaboração da nova Série C do Brasileiro (Foto: Gazeta MS)Francisco Cezário trabalha, junto com presidente da FAF, na elaboração da nova Série C do Brasileiro (Foto: Gazeta MS)
Presidentes de federações que não possuem clubes nas três principais séries do Campeonato Brasileiro tentam, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a inclusão dos seus campeões estaduais direto na Série C, não passando assim pela D, ou a quarta divisão. O assunto foi discutido entre os dirigentes durante apresentação da Copa Verde, que aconteceu em Belém-PA na última semana, e já teria o aval da CBF para que o novo modelo de competição fosse formatada e apresentada.
A informação foi dada pelo presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário, durante o lançamento do Campeonato Estadual na noite desta terça-feira, em Campo Grande. De acordo com ele, a possibilidade de que essa mudança aconteça é considerável. "Está 99% certo de que seja assim já no próximo ano. É uma questão de interesse nacional e a CBF vê com carinho a possibilidade. A Série C hoje é uma competição regionalizada e 16 estados não têm representantes".
Segundo Cezário, o novo modelo de Série C já está sendo discutido e a CBF teria dado dois meses para que o formato da competição fosse apresentado. "Em Belém nos reunimos com o presidente [Antônio Nunes, em exercício] e com a diretoria de competições que autorizaram a mudança. Agora os presidentes destas federações estão trabalhando na elaboração desse projeto, capitaneadas pelas federações do Amazonas e Mato Grosso do Sul, e devemos apresentá-lo em 60 dias", explicou.
Série D
No caso dessa mudança, a vaga do MS na quarta divisão seria então ocupada pelo vice-campeão. Nos anos seguintes, caso o representante estadual se mantenha na Série C ou consiga acesso às divisões superiores e este não conquiste o campeonato estadual, o campeão disputa a Série D.
Por enquanto aa única determinação da CBF é de que o próximo campeão estadual seja o representante local na Série D do Brasileiro em 2016 e 2017. O campeão em 2017 disputará o Brasileiro em 2018 e assim por diante. A mudança determinada pela entidade nacional ajudaria no planejamento logístico da competição e das equipes.
Fonte/GazetaMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário