sábado, 30 de janeiro de 2016

Números e curiosidades sobre o Potiba



No mês de março de 2015, o site Verminosos realizou um levantamento dos 25 maiores clássicos do futebol do Nordeste. O duelo entre Potiguar e Baraúnas, conhecido como Potiba, ficou na 15° posição entre todos, sendo o terceiro maior do interior da região Nordeste. Ele foi citado por 21 jurados, ficando a frente de clássicos como Guarani e Icasa, em Juazeiro, Maranhão e Sampaio Corrêa, e River e Piauí.
De acordo com o pesquisador e radialista da 105 FM, Antônio Dantas Júnior (2015), o primeiro Potiba da história aconteceu no dia 15 de maio de 1960, no estádio da Benjamin Constant/SESI e terminou empatado em zero a zero. Nos pênaltis, o alvirrubro venceu por 4 a 3. No primeiro clássico da história, o Potiguar atuou com o futebol de Romildo; Sitonho e Walney Moreira; Edilson Louro, Tino e Pedão; Toinho, Caluca, Miranda, Nonato e Zé Maria.Já o Baraúnas foi de Xavier; Baterista e Mimi; Dedé, Eugênio e Cimar; Necildo, Célio, Etevaldo, Isaías e Aldecir Cardoso.
Em partidas realizadas pelo Campeonato Estadual, Potiguar e Baraúnas se enfrentaram 102 vezes. Foram 36 vitórias do alvirrubro, 32 do Baraúnas e 34 empates. O Potiguar marcou 107 gols e o Baraúnas fez 97. Ainda com dados repassados por Dantas Júnior, em partidas oficiais, amistosos e partidas de caráter municipal, aconteceram 270 Potibas. Neste caso, o Baraúnas leva vantagem. Foram 89 vitórias do Tricolor, 88 vitórias do Potiguar e 93 empates. O Baraúnas marcou 321 gols e o Potiguar fez 315. A maior goleada aplicada pelo Baraúnas sobre o Potiguar aconteceu no dia 31 de maio de 1962. A partida foi disputada no Estádio da Benjamin Constant e terminou com o Baraúnas vencendo pelo placar de 7 a 0. Os gols foram marcados por Bitenta (2), Necildo, Sitonho, Magno, Pelé e Arranha. O Potiguar deu o troco no Baraúnas e no dia 19 de maio de 1965 venceu o Baraúnas também pelo placar de 7 a 0.
Um fato inusitado marcou o Potiba de número 12, que foi realizado no dia 17 de fevereiro de 1963. O Baraúnas venceu o Potiguar pelo placar de 3 a 0, com gols de Lourinho, Renê Dantas e Xavier Oliveira, este último que era goleiro. De acordo com Dantas, o gol foi marcado após cobrança de tiro de meta. Os maiores artilheiros da história do Potiguar no clássico Potiba foram Cícero Ramalho, Aldivan e Odilon. Cada um marcou seis gols. Do lado do Baraúnas, Nêgo Chico fez seis gols, enquanto Cícero Ramalho, que atuou pelas duas equipes, marcou quatro vezes.
Maior e menor público
O pesquisador Olismar Lima, relata que o maior público de um Potiba foi no dia 30 de maio de 1988, quando o Potiguar e Baraúnas empataram em 0 a 0, no estádio Manoel Leonardo Nogueira, conhecido como “Nogueirão”. Na ocasião, a partida foi assistida por 9.708 torcedores. Já o menor público foi no dia 25 de março de 1990, quando o Baraúnas venceu o alvirrubro por 2 a 1 para apenas 454 expectadores.
Primeiro Potiba 
O primeiro Potiba pelo Campeonato Estadual foi realizado no dia 27 de junho de 1976, no Estádio Nogueirão. O Baraúnas venceu o Potiguar pelo placar de 1 a 0 com gol de Zequinha. Na ocasião, 2.126 pessoas assistiram ao jogo.
Fora de Mossoró
Alguns Potibas também já foram disputados fora da cidade de Mossoró. O primeiro deles aconteceu no dia 10 de março de 1974, no estádio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, o Castelão, em Natal. O Baraúnas venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Ribeiro e Petinha. Vadinho descontou para o Potiguar.
Fonte/RamonNobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário