sábado, 7 de maio de 2016

ABC e América duelam em busca do título estadual


Clássico-Rei acontece neste sábado, às 16h, no estádio Frasqueirão.

Na tentativa de surpreender uma ao outro, os dois treinadores fazem mistério em torno da escalação das equipes.
ABC e América se enfrentam neste sábado (7), às 16h, no estádio Frasqueirão, em mais uma final de Campeonato Potiguar. O alvirrubro chegou a final após ser campeão da Copa Cidade do Natal, primeiro turno, enquanto o alvinegro conquistou a Copa Rio Grande do Norte, segundo turno do Estadual.
Na campanha do título do primeiro turno, o América somou 16 pontos, garantiu a liderança da fase classificatória e empatou com o Globo em 0 a 0 na partida da final. Já na segunda fase, o ABC foi o campeão após somar 17 pontos durante o período de classificação e vencer o Alecrim por 2 a 0 na partida de final contra o Alecrim.
Apesar de cada uma ter conquistado um turno do campeonato, as duas equipes apresentaram dificuldades durante o estadual. No primeiro turno, o ABC conquistou apenas 7 pontos e terminou a fase classificatória ocupando apenas a 6ª colocação. Durante o returno, foi o América que se deu mal – o time alvirrubro somou apenas 5 pontos e amargou a 7ª e penúltima colocação.
As más campanhas do ABC no primeiro turno e do América no segundo, ocasionaram a demissão de técnicos nas duas equipes. O alvinegro demitiu Narciso dos Santos após uma sequência de cinco jogos sem vitórias no primeiro turno do Estadual. Dois dias depois o clube anunciou o treinador Geninho, que ainda está no comando da equipe.
Já o alvirrubro começou o ano sendo comandado por Aluísio Morais, que acabou sendo demitido após maus resultados no Campeonato Potiguar e na Copa do Nordeste. Após essa demissão, a equipe da Rodrigues Alves agiu rápido e acertou com Guilherme Macuglia, mas este também perdeu o emprego devido à pífia campanha no segundo turno do Estadual.
Títulos estaduais de ABC e América
Os rivais ABC e América são os maiores campeões estaduais do Rio Grande do Norte. Segundo dados dos próprios clubes, o alvinegro tem 52 títulos, enquanto o alvirrubro contabiliza 35 conquistas. Apesar disso, a informação acerca dos títulos dos dois clubes são contestados por pesquisadores.
Um levantamento realizado pelo pesquisador Joaquim Martiniano Neto, publicada em 15 de junho de 1981, aponta equívocos na contagem de títulos das duas equipes. De acordo com o historiador, o ABC possui 45 títulos estaduais, enquanto isso, o rival América tem 32 conquistas.
A pesquisa de Martiniano aponta que alguns campeonatos estaduais da década 20 são contestados por não terem tido um término legal, são exemplos os certames de 1920, 1921, 1922, 1923,1924, 1925, 1926, 1928, 1929.
O confronto
Os dois times estão fazendo mistério em torno da escalação e a lista de relacionados para o clássico deste sábado. Até a noite de ontem, nenhuma das duas equipes tinha disponibilizado a relação de atletas convocados para a partida. Além disso, ambos os clubes ainda tinha indefinições sobre alguns atletas que podem ou não jogar.
Apesar disso, a expectativa é de que o ABC jogue com Vaná, Filipi Souza, Gustavo Bastos, Léo Fortunato (Montanha) e Alex Ruan; Márcio Passos, Erivelton, Echeverria e Lúcio Flávio; Jones Carioca e Nando.
Enquanto isso, o América do técnico Carlos Moura Dourado deve jogar com Pantera; Gabriel, Boaventura, Gustavo e Cazumba; Tiago Dutra, Felipe Macena, Bruno Renan e Cascata; Thiago Potiguar e Luiz Eduardo (Rômulo).
Ficha Técnica
ABC x América
Local: Frasqueirão
Horário: 16h
Árbitro: Heber Roberto Lopes - FIFA/SC
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Neuza Ines Back (FIFA-SC)
Quarto árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (CBF-RN)
Fonte/NoMinuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário