terça-feira, 10 de maio de 2016

Brasil terá guia de segurança para combater a violência nos estádios



Documento será lançado nesta terça-feira, como uma espécie de manual com medidas preventivas. Jogos serão classificados em grupos conforme o risco



O trabalho de combate à violência entre torcidas organizadas passará a ter, a partir de terça-feira, um documento que servirá de base para as ações de segurança, com o lançamento do guia de segurança em estádios. O "SporTV" teve acesso ao documento, com mais de 60 páginas, que reúne recomendações para a atuação das forças de segurança pública e privada em partidas de futebol.
O guia levou mais de dois anos para ser concluído. Elaborado pelos ministérios do Esporte e da Justiça, com a supervisão da Secretaria Nacional de Segurança Pública, contou com a colaboração de 18 especialistas, quase todos ligados às forças policiais.

Um dos trechos que chama atenção é que os jogos serão classificados em grupos de risco pelos órgãos de segurança, para permitir o planejamento antecipado de medidas de segurança e prevenção . Duelos com históricos de violência nos últimos cinco anos, por exemplo, serão considerados de risco "muito alto". Em seguida, aparecem as opções alto, médio e baixo.
O guia, que segue também as determinações do Estatuto do Torcedor, ainda reforça a importância de ações conjuntas para combater a violência. Secretário geral de futebol, Ricardo Gomyde destaca a necessidade de envolver diferentes órgãos no combate à violência entre torcidas.
- Precisamos ter algumas soluções para os problemas corriqueiros de violência que a gente tem. No segundo momento, vale destacar a participação plural que houve na confecção do guia. Você não tem como tratar da questão de segurança sem tratar da questão da polícia. Todas as forças de segurança participaram, opinaram, também a sociedade, através de diversas instituições, como as próprias organizadas, então, ele tem um grande mérito, que traz a discussão e aponta soluções. Na prática que vamos testá-lo e se alguma imperfeição houver, há como corrigir - considerou.
O Ministro do Esporte, Ricardo Leyser, admite que o país ainda não encontrou uma forma de resolver o problema da violência e trabalha justamente para baixar os índices e mudar a realidade.
- É uma questão séria, o Brasil ainda não resolveu essa questão da violência. Considero que é uma das grandes travas ao desenvolvimento do esporte brasileiro e do futebol, em especial. Ter ambientes pacíficos, que as pessoas possam andar com a camisa dos seus clubes e frequentar o espetáculo sem medo da violência, e o guia vem nesse sentido, numa articulação com os órgãos de segurança no sentido de garantir essa segurança e os direitos do torcedor.
O guia será lançado nesta terça-feira, às 15h, no Ministério da Justiça, em Brasília.
Fonte/SporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário