As duas derrotas consecutivas pesaram para o América nesta Série C. O time, no entanto, não vive uma situação dramática, muito pelo contrário: só depende de si mesmo para se manter entre os quatro primeiros colocados do Grupo A. Hoje, o Alvirrubro enfrenta o ASA, às 18h, na Arena das Dunas e precisa vencer para se efetivar na briga pela classificação à segunda fase. Uma vitória mantém o Dragão no G4, independente de outros resultados na rodada. 
 
Mas depois de duas partidas abaixo do esperado, o técnico Sérgio China quer mudar a estratégia da equipe. Estruturalmente, o time deve ter a mesma formação, mas o treinador do Dragão quer mais equilíbrio.
 
Isso se justifica principalmente pela atuação defensiva nos últimos jogos do América. O time sofreu nove gols nas últimas quatro partidas, contando o duelo diante do Gama pela Copa do Brasil. Ao final da rodada passada, também tinha a pior defesa do Grupo A da competição com sete gols sofridos.
 
Por isso, China deve ser mais precavido. Nesta semana, ele deu poucos indícios das mudanças que pode fazer no time principal. A entrada do zagueiro Cléber deve ser uma das novidades. A definição de quem sai, no entanto, ainda não aconteceu: João Paulo ou o capitão Gustavo. Há a possibilidade, inclusive, dos três entrarem em campo, com João Paulo atuando improvisado na lateral-esquerda. 
 
Outra opção é que David seja mantido na posição ou Richardson retorne para a vaga. O lateral-esquerdo Laércio, contratado na semana passada, tem menos chance de estrear. 
Outro que deve retornar ao time principal é o meia Raphael Toledo, para dar mais criatividade ao meio de campo ao lado de Elias. A falta de oportunidades de gol ficou clara na derrota por 2 a 0 para o Salgueiro, o que deve fazer China mexer no setor ofensivo.
 
“A dúvida que nós temos é em relação a ter um equilíbrio na equipe. Você não pode ser extremamente ofensivo e nem extremamente defensivo. Todo treinador busca equilíbrio. Nesses últimos trabalhos vamos ter a condição de tentar buscar a melhor equipe para esse jogo contra o ASA”, avaliou o técnico Sérgio China.
 
O ASA tem baseado seu jogo no setor defensivo e tem se saído bem. Assim, o treinador já espera que o time alagoano venha para Natal de maneira mais recuada, buscando jogar apenas por uma bola para tentar matar a partida. 
 
“Hoje, jogar em casa é muito mais difícil porque as equipes vêm mais defensivas, com praticamente 11 atletas no campo defensivo, e isso prejudica. Tem que ter muita posse de bola, tem que ter qualidade no passe, não pode dar oportunidade para o contra-ataque. A nossa equipe tem que ser extremamente qualificada nesse quesito. E ao mesmo tempo, em alguns momentos, saber utilizar também o fator defensivo para tirar proveito de contra-ataques. Esperamos que a gente tenha a capacidade de passar por esse bloqueio defensivo do ASA. É uma equipe que faz um bom campeonato, que está bem classificada. A cada jogo é que vai se definindo as equipes que vão brigar”, avaliou o técnico Sérgio China.
 
Asa, defesa sólida, ataque ineficaz 
 
A defesa do ASA tem sido o ponto forte da equipe na competição.  Tão forte, que, apesar de o ataque não funcionar tão bem, a defesa tem credenciado o time de Arapiraca ao G4 da Série C. 
 
Uma vitória hoje diante do América, por exemplo, dá automaticamente uma vaga entre os quatro primeiros, já que o time também tem seis pontos na tabela. 
 
Na competição, o time sofreu apenas um gol nas quatro primeiras rodadas e fechou a rodada passada como a melhor defesa ao lado do Fortaleza e do Botafogo-PB. 
 
A solidez defensiva pode ser encarada até como retranca imposta pelo técnico Paulo Foiani, já que o time se protege, mas não consegue ser efetivo no ataque.  
Fonte/NovoJornais
 
Ao contrário da defesa, o setor ofensivo está em baixa no ASA. O time só marcou dois gols nas quatro primeiras rodadas da Série C. 
 
A situação, curiosamente, é exatamente a inversa do América, que sofre com uma defesa bem vazada na competição (só não tomou gol na estreia contra o ABC), mas, em compensação já balançou as redes quatro vezes na competição. 
 
O problema é que nos últimos dois jogos (diante de Fortaleza e Salgueiro), o time também passou em branco sem conseguir marcar gols.