sexta-feira, 24 de junho de 2016

América pede novo exame para Gustavo

O departamento jurídico do América entrou ontem (data limite) com o pedido da contraprova para tentar inocentar o zagueiro Gustavo do doping e espera  a documentação para poder se pronunciar oficialmente. O defensor está suspenso por 30 dias por ter sido pego no exame antidoping no empate diante do ABC por 3 a 3 no primeiro jogo da final do Campeonato Potiguar, no dia 1º de maio, mas alegou inocência em conversa com o departamento médico. 
 
Enquanto isso não ocorre, o clube age com cautela. Muita, inclusive. Ontem, o médico do Dragão, Maeterlinck Rego, concedeu entrevista coletiva para explicar o caso do zagueiro, mas evitou tratar do nome da substância encontrada na urina do atleta, o que só fará se a contraprova der positiva e acusar novamente o jogador.
 
Ele garantiu, no entanto, que não se trata de uma substância de “natureza social” e que é “completamente diferente do que houve com dois atletas nossos há anos atrás. Foi uma substância, mas considerada proibitiva”, se referindo, sem citar nomes, ao atacante Max (suspenso por uso de cocaína em 2012) e ao zagueiro Luizão (suspenso por uso de maconha em 2010). 
 
Logo após o clube receber a notificação e ter a garantia de que a substância não foi referendada pelo departamento médico, Maeterlinck Rêgo conversou com o atleta para entender a situação. “A primeira que eu tenho que fazer é conversar com o atleta. Conversei e fiz algumas perguntas a ele, inclusive de natureza pessoal, de natureza familiar. E ele não relatou absolutamente nada”, garantiu. 
 
Por isso, o América mantém a cautela e espera o resultado da contraprova.  “Estamos naquele impasse da expectativa da contraprova. Agora eu não vou falar nada de qual foi a substância. Por uma questão ética, eu não vou expor o atleta e eu sei que a imprensa tem o trabalho de informar, mas eu me reservo ao direito de não falar sobre a droga que foi usada", explicou. "Só após a contraprova, nós vamos ter uma posição e aí a gente vai falar pra vocês sem nenhum problema”, concluiu o médico do Dragão.
 
Gustavo tem 25 anos e chegou ao América no início da temporada. O jogador foi titular durante todo o primeiro semestre, mas perdeu a posição exatamente na última rodada, diante do ASA, pela Série C, com o retorno do zagueiro Cléber ao Alvirrubro.
 
Ao todo, o defensor fez 24 partidas com a camisa do Dragão – todas como titular. Apesar disso, nunca foi unanimidade perante a torcida. 
 
Contratado junto ao Gama-DF, ele chegou ao Dragão em janeiro deste ano com o gabarito de já ter defendido a Seleção Brasileira sub-20 há alguns anos. 
Em Natal, logo após sua chegada, virou titular ao lado de Flávio Boaventura na defesa do técnico Aluísio Guerreiro e seguiu no time principal com Guilherme Macuglia no comando. Com a contratação de Sérgio China para a Série C, boa parte do elenco mudou, mas o defensor permaneceu. Mais do que isso: virou capitão no início da Terceirona e marcou o gol da vitória no Clássico-Rei que abriu a competição nacional para o clube.
 
No entanto, a defesa sofreu com vários problemas na sequência do certame: o América tomou gols em todos os jogos disputados depois do clássico (pelo menos dois por partida) e virou a pior defesa do Grupo A, o que fez o zagueiro ir para o banco de reservas na rodada passada pela primeira vez.
Fonte/NovoJornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário