quinta-feira, 2 de junho de 2016

Após denúncia, Justiça do Trabalho suspende jogos das 11h da Série C


Decisão leva em consideração justificativa médica encomendada pela Safern, que revela o prejuízo físico dos jogadores que são submetidos a partidas matinais

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte e aprovou a suspensão dos jogos marcados das 11h na Série C do Campeonato Brasileiro que envolvam o ABC ou América-RN, bem como que a Confederação Brasileira de Futebol não agende novas partidas para o horário das 11h às 14h, sob pena de pagamento de multa de R$ 2 mil por cada jogado envolvido. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira pela juíza do trabalho Simone Medeiros Jalil e a CBF deve ser notificada ainda nesta tarde. O processo foi protocolado pedindo a imediata suspensão ou a modificação das partidas programadas para tal horário. A denúncia partiu do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte, que representa na ação os jogadores de ABC e América-RN. O pedido é referente aos jogos do Grupo A, que reúne clubes das regiões Norte e Nordeste do país.
estádio almeidão, campeonato paraibano (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)Estádio Almeidão, em João Pessoa, está agendado para Botafogo-PB x ABC neste domingo (Foto: Larissa Keren)
Para o procurador regional do trabalho da 21ª Região, José Diniz de Morais, a medida precisa ser vista com urgência, em virtude da realização do jogo entre Botafogo-PB e ABC neste domingo, às 11h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A tabela traz outro duelo neste horário, entre América-RN e ASA, no dia 18 de junho, na Arena das Dunas, em Natal.
- Nós recebemos uma denúncia do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte, e dois abaixo-assinados dos jogadores pedindo providência em relação aos jogos marcados para as 11h aqui na região Nordeste. Como vimos que a tabela apontava o primeiro jogo para o dia 5, nós entramos com a ação logo para tentar suspender a rodada. O pedido de liminar será avaliado pelo juiz e, só então, a CBF será notificada - falou o procurador do trabalho José Diniz de Morais.

O pedido para a imediata suspensão ou modificação do horário do jogo matinal se baseia em estudos realizados pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, que conduziu uma pesquisa encomendada pela Fenapaf.
- Nós fundamentamos a ação em alguns estudos técnicos de um especialista no assunto, que explica as consequências para o corpo humano, entre 11h e 14h. Também temos um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a respeito dos raios ultravioletas nesse período de exposição - completou Diniz.
PRINT - Processo suspensão Série C Safern TRT/RN (Foto: Reprodução)Processo para a suspensão dos jogos da Série C foi julgado nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)
Em maio, o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, Felipe Augusto Leite, já havia se manifestado contrário a este horário e cobrou da CBF ajustes na tabela, mas não foi atendido. Em relatório apresentado pela entidade, foram explicitados itens como perda de massa muscular e aumento da temperatura corporal.

Na quarta-feira, a CBF emitiu nota oficial sobre a reclamação referente aos jogos da Série A às 11h. A confederação defende a manutenção do horário e diz que todas as partidas são monitoradas e possuem a segurança assegurada por estudos científicos, além de reforçar o sucesso de público do novo horário, implementado em 2015.
Na bronca
O meia Lúcio Flávio, do ABC, também havia comentado recentemente sobre o desgaste dos atletas em jogos pela manhã, principalmente na região Nordeste. Na oportunidade, ele enfatizou que os jogadores estão sujeitos a um desgaste físico não planejado e que lesões podem ser agravadas em virtude do excesso de esforço que será dedicado em campo. Para o camisa 10 do Alvinegro, a CBF não está respeitando o seu principal produto, que é o jogador de futebol.
Alecrim x ABC - Campeonato Potiguar -  Arena das Dunas (Foto: Fabiano de Oliveira)Lúcio Flávio (dir.) jogou às 9h30 no Campeonato Potiguar deste ano e reclamou bastante (Foto: Fabiano de Oliveira)


- Para mim é um absurdo. Jogar em uma região como a que estamos, que é bastante quente, é complicado. Infelizmente, as pessoas que marcam não têm a dimensão do que é jogar em um horário como esse. Pela Série A no ano passado, eu joguei em temperaturas não tão quentes como são aqui no Nordeste, mas já é complicado. Na maioria dos jogos que nós atuamos, tanto os jogadores do nosso time quanto os do adversário, saíram com cãibras. É um horário totalmente diferente. Se o começo do jogo já é quente, imagine jogar o segundo tempo por volta das 12h30? Eu acho até uma falta de respeito das pessoas que marcam um jogo desse, porque elas não sabem o que é uma partida de futebol, o que ela envolve e o cansaço que se tem. Jogar em uma temperatura como essa, com um sol de meio-dia na cabeça, é uma coisa que a gente torce para ser revista e, pelo menos, nas regiões Nordeste e Norte, que serão praticamente os nossos jogadores, nós torcemos que não haja longevidade nesses horários - desabafou Lúcio Flávio.
Fonte/GloboEsporte
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário