Ceará e Guarany de Sobral chegam à final do returno do Campeonato Cearense em climas bem distintos, mas com um objetivo comum: levantar o troféu.
As duas equipes, que se enfrentam hoje às 16h, no Castelão, ainda vivem os resquícios dos duelos semifinais.
Enquanto o Ceará venceu o Crato com tranquilidade, goleando o time interiorano por 4 a 0, no Castelão, o Guarany de Sobral travou uma verdadeira batalha com o Horizonte.
O Cacique do Vale venceu por 2 a 1, e após a partida houve uma briga generalizada entre os jogadores no gramado do Junco. Na confusão, o goleiro Vantuir e atacante Marco Túlio, do Guarany foram denunciados pela procuradoria do TJD-CE por agressão.
Se não bastasse, Marco Túlio, o atacante Clodoaldo, o volante Ricardo Baiano e o zagueiro Carlos estão suspensos e desfalcam a equipe na decisão.
A suspensão de Clodoaldo, aliás, foi motivo de discórdia. O presidente do clube, Luizinho Torquato contestou o número de cartões amarelos recebidos pelo atacante. Mesmo com os apelos do dirigente, o "baixinho" está mesmo suspenso pela série de cartões contra o Quixadá, Ceará e no jogo semifinal contra Horizonte.
Já o alvinegro de Porangabuçu vive momento de calmaria fora de campo, a invencibilidade 12 jogos e as sucessivas goleadas no segundo turno, trouxeram paz para os comandados de Paulo César Gusmão.
O elenco chega à decisão sem nenhum desfalque e com o time titular definido há alguns dias.
O bom momento vivido pelo Ceará preocupa o técnico do Guarany, Erasmo Forte. "O Ceará é favorito. Chega com a moral elevada e isso preocupa. Não à toa chegou invicto a decisão".
Já Diego, goleiro do Ceará, acredita que a decisão não tem favorito. "A campanha realizada pelo Guarany em todo campeonato, como o time mais regular e líder de pontos no geral, tira qualquer favoritismo que o Ceará teria. Ganhará o segundo turno quem errar menos".
Líder da fase classificatória, o invicto Ceará não terá desfalques para a decisão. O time alvinegro será o mesmo que venceu o Crato nas semifinais
O técnico do Ceará, Paulo César Gusmão comemorou a ausência de desfalques e a condição física em que o time se encontra para os momentos decisivos. "Mesmo sem um tempo necessário, equilibramos o elenco com o trabalho do departamento físico e de fisiologia e alcançamos um nível bom de competição. Chegamos com um grupo inteiro no momento decisivo da competição", analisou.
O treinador alvinegro considera o adversário perigoso, mesmo com o desfalque de quatro jogadores. "O Guarany chegou com méritos. Pela campanha em todo campeonato, é o melhor time da competição. Dizem que não jogará fulano ou beltrano, mas o que fez o Guarany chegar na final foi o grupo, que é qualificado", advertiu.
Um dos desfalques do time sobralense é o atacante Clodoaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A ausência do "baixinho" é comemorada pelos jogadores alvinegros. "O time do Guarany tem uma pegada forte e sai em velocidade. Com grandes jogadores. O Clodoaldo é um jogador diferenciado e com certeza traria bastante preocupação para nossa equipe", afirmou o atacante Misael.
Sonho
O técnico Erasmo Forte, do Guarany, alimenta o sonho e ir à final do campeonato e ser campeão. "Em todos os lugares, um time do interior já foi campeão. Só aqui que está faltando. Respeitamos muito o Ceará, pela camisa, pela torcida, pela tradição, mas sabemos que teremos condições de avançar", disse ele, após o apronto.
Dos que irão ficar de fora, Erasmo lamentou mais a ausência de Marco Túlio, pela função tática que ele exercia no time.
GUARANY
Time chega à final de turno pela terceira vez seguida
O Guarany de Sobral, ao garantir vaga na decisão do segundo turno, alcançou uma marca interessante. O time sobralense chegou as últimas três finais de turno do campeonato cearense.
Em 2009, o time decidiu o segundo turno com o Fortaleza, mas perdeu o título após uma derrota e um empate. Este ano, os times voltaram a decidir um turno, com nova vitória do Leão: após um empate em 4 a 4, o Fortaleza sagrou-se campeão nas cobranças de pênaltis.
Ficha técnica
CearáDiego; Diogo; Fabrício, Anderson e Thyago Fernandes; Michel, Heleno, João Marcos e Geraldo; Erick Flores e Dinei. Técnico: Paulo César Gusmão.
Guarany (S)Jéfferson; Roberto Baiano, Júnior Alves e João Carlos; Thiago Granja, Garrinchinha, Piva, Rithison e Jean; Wanderley. Técnico: Erasmo Forte.
Competição: Segundo turno (decisão, partida final). Estádio: Castelão, em Fortaleza/CE. Data: 18 de abril de 2010. Horário: 16 horas. Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP-Fifa). Assistentes: Ednilson Corona (SP-Fifa) e Alessandro Matos (BA- Fifa).
Fonte: Diario do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário