segunda-feira, 14 de março de 2011

Técnicos vistoriam campos de treinamentos para a Copa de 2014



Estádio Frasqueirão, campo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sesi Clube e Estádio Juvenal Lamartine foram os quatro pontos de Natal vistoriados pelos técnicos do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014 nesta segunda-feira (14). Dois deles se tornarão Campos Oficiais de Treinamento (COTs) durante a competição.
Além das condições de gramado, os integrantes avaliaram a infraestrutura dos locais que devem servir de apoio e treino das seleções que vão disputar a Copa do Mundo. A capital potiguar foi a 11ª sede do Mundial vistoriada pelo comitê. No final da tarde, a comitiva seguiu para Fortaleza. Muitas fotos e várias anotações sobre as condições dos gramados, vestiários e acessos aos campos foram registradas pelos avaliadores. Depois de visitar as 12 sedes, a comissão enviará um relatório com as alterações que devem ser executadas para que os campos fiquem à disposição da Fifa. Em Natal, apenas o estádio Maria Lamas Farache – Frasqueirão –, de propriedade do ABC Futebol Clube, encontra-se com as mínimas condições de se transformar em Centro de Treinamento para a Copa. Os demais precisam de uma ampla reforma para atender às exigências da Fifa. O campo da UFRN, do jeito que está hoje, não deve figurar entre os possíveis candidatos. Sua imagem de abandono assemelha-se a situação do estádio Juvenal Lamartine, que sofre com o desgaste do tempo. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol tem um projeto de revitalização e reforma do estádio no valor de R$ 18 milhões, mas precisa do apoio do governo e da prefeitura. “O projeto de revitalização do JL (como é chamado o estádio Juvenal Lamartine) é viável e só depende do apoio do poder público. O JL não seria apenas um local para treinamento de seleções, mas serviria também como opção para os jogos pequenos do Estadual e até para América e Alecrim, que vão ficar sem ter onde jogar até a Copa, com a demolição do Machadão (que dará lugar ao Estádio das Dunas)”, avaliou José Vanildo, presidente da federação. O Sesi Clube também diz ter um projeto de revitalização.
“Ao todo serão selecionados três campos de treinamento, dois oficiais e um de reserva. Pelo que pudemos analisar, adaptações básicas terão que ser feitas em relação à dimensão dos campos, mudança de gramados e estrutura dos vestiários. Em princípio, são as entidades detentoras dos campos as responsáveis por realizar as adequações exigidas. Agora vamos aguardar as diretrizes da Fifa para que as entidades possam fazê-las no tempo oportuno”, afirmou Rodrigo Cintra, secretário municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Copa. A visita dos técnicos do comitê, que não deram entrevistas, foi mais uma confirmação de Natal como cidade-sede, segundo Paulinho Freire, vice-prefeito da cidade e coordenador do Núcleo Copa do Mundo, implantado recentemente pela prefeitura. “Essa vistoria realmente ratifica que Natal é sede da copa. A Fifa agora está fazendo um trabalho profissional com visitas que serão contínuas para checar os itens e exigências que deverão ser cumpridas”, disse.
Fonte/Portal2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário