quarta-feira, 5 de junho de 2013

Campeonatos estaduais cada vez mais esvaziados, arenas à parte



Média de público dos campeonatos estaduais de 2013. Crédito: Pluri Consultoria
Em tempos de modernas arenas no país, com a polêmica elitização do público e projeções sobre o aumento na média de assistência nas arquibancadas, é um choque notar a realidade do futebol brasileiro, com o pífio índice registrado nos campeonatos estaduais desta temporada.
Em 2013, as 25 competições com dados oficiais das federações registraram uma média de apenas 2.526 pagantes, com uma queda de 9,4% em relação ao ano passado. Ao todo foram 6,2 milhões de torcedores em 2.467 partidas. Isso corresponde a uma redução de 868 mil pessoas nos jogos locais.
A maior queda na média aconteceu justamente em Pernambuco. Líder disparado neste quesito nos últimos anos, o Estadual caiu de 9,1 mil para 5,3 mil pessoas a cada partida, ou 42% a menos. Perdeu o posto de maior índice do país, feito usado inclusive em publicidade (veja aqui).
8, o número de campeonatos que tiveram uma elevação na média de público.
14, a quantidade de competições cuja média passou de 1.000 pessoas.
83%, o aumento na média de público do certame do Distrito Federal, potencializada pela final, na abertura do Mané Garrincha, com 22 mil pessoas.
1 milhão, marca alcançada pelo campeonato paulista, o único a ultrapassar esta barreira de torcedores.
11.675, o total de pagantes no campeonato rondoniense, o menor.
Apenas o estado de Roraima não forneceu os dados sobre o borderô. Enquanto isso, o torneio do Amapá começará apenas no segundo semestre.

Fonte/ BlogdeEsportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário