sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fox acerta com Globo e transmite Rio 2016, Copa de 2018 e F1



       

A Fox garantiu, após duras negociações com a Globosat, os direitos de transmissão da Olimpíada do Rio em 2016 e da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Discute-se agora como será a participação da emissora na Fómula 1 a partir do ano que vem. A transmissão da Copa do Brasil em 2014 já havia sido anunciada.

As negociações começaram no final de 2011, quando os canais Sportv, da Globosat, anunciaram sua grade de programação para o ano seguinte. Nela, constava a Libertadores da América, um dos eventos mais chamativos em termos de audiência e de retorno publicitário. O pacote comercial havia sido vendido com a garantia de transmissão do evento sul-americano.

Fox acerta com Globo e transmite Rio 2016, Copa de 2018 e F1A Fox, que tem os direitos de transmissão da Libertadores para toda a América do Sul, avisou a Globosat que inauguraria seu próprio canal de esportes no Brasil no início de 2012 e que ela mesmo transmitiria a Libertadores. Houve tentativas de negociação que não avançaram e foram retomadas no ano seguinte.

Segundo uma fonte da Fox, houve uma série de pedidos em troca da Libertadores. A Globosat não aceitou em um primeiro momento, mas voltou a negociar. “Conseguimos quase tudo o que queríamos”, disse, sob condição de anonimato, o representante da Fox.



CORINTHIANS GANHA ESPAÇO APÓS 2012 E DOMINA TRANSMISSÕES DA GLOBO





Foi acertado o acordo que está em vigor.  Os pontos são os seguintes:

1) Libertadores – Fox e Sportv têm direito de transmitir o jogo principal da rodada, às 21h50. Em seguida, a Fox escolhe um jogo exclusivo. A Sportv escolhe outro. Todos os outros jogos são da Fox.
2) Sul-Americana – O mesmo esquema é repetido
3) Copa do Brasil – O esquema é invertido, agora com a Sportv tendo o direito de escolha.
4) Campeonato Brasileiro – A Fox tem direito a passar os melhores momentos de todos os jogos da rodada e o teipe de uma partida, uma hora após o seu encerramento

A negociação sobre a Fórmula 1 prossegue e terá definição dentro de um mês. A Fox não transmitirá todas as corridas, pois muitas coincidem com eventos dos campeonatos Inglês, Argentino e Italiano que a emissora transmite, mas poderá exibir ao menos os melhores momentos das provas. Os direitos de transmissão da Fórmula 1 pertencem à Fox em toda a América Latina, exceção feita ao Brasil.

Para o início de 2014, a Fox terá o seu segundo canal de esportes no país. Ele passará todas as corridas da Nascar, ao contrário do que ocorre hoje, também por haver datas coincidentes com os campeonatos internacionais de futebol.

Algumas atrações do canal Fox na Argentina e no México serão adaptadas ao Brasil. São programas baseados em entretenimento, com a presença de cantores e atores falando sobre esportes. Dois estúdios estão sendo construídos na região da avenida Paulista, em São Paulo. Serão bem grandes, um deles com capacidade para receber público ao vivo.

Em 2012, a Fox diz ter se consolidado, graças à Libertadores, como o segundo canal de esportes mais visto da TV brasileira. Perde para o Sportv 1. Os jogos Palmeiras x Tijuana e São Paulo x Atlético-MG foram os grande campeões de audiência. “Foi coisa de tv aberta, só perdemos para a TV Globo”, diz um executivo da Fox. Ele também afirma que as metas de audiência e de retorno publicitário programados para o ano todo foram atingidos em julho.

Luis Augusto Simon
Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário